Desde o início das suas operações em Rondônia, a Energisa já alcançou a marca de mais de 15 mil domicílios rurais beneficiados com o Programa Luz Para Todos (LPT), uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, que visa levar energia elétrica para áreas rurais remotas. Até 2025, a previsão é que quase 8 mil novos cadastros sejam efetuados no estado.
Rogério Fernandes, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Rondônia, destaca os desafios do Luz Para Todos: “Questões como longa distância e logística são sempre desafiadoras e no caso deste programa não é diferente. No entanto, a Energisa está conseguindo levar energia para essas pessoas através de um planejamento sólido e eficaz. Dessa forma seguimos contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais”.
No Luz Para Todos os clientes não precisam fazer nenhum investimento financeiro. A Energisa é responsável por realizar todo o processo de instalação dos postes, cabos, transformador e do kit básico de energia elétrica. Contudo, é necessário que o cliente atenda a alguns pré-requisitos, incluindo ter uma residência construída, residir no local, não possuir acesso ao serviço público de energia elétrica e possuir documentos de identificação e que comprovam a posse da propriedade.
Podem fazer a solicitação para serem inseridas no programa, famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, famílias beneficiárias de programas de governo, assentamentos rurais, comunidades indígenas, territórios quilombolas e demais comunidades localizadas em reservas extrativistas ou impactadas por empreendimentos de energia elétrica, além de escolas, postos de saúde e poços de água comunitários. Os interessados podem realizar a solicitação em qualquer agência de atendimento da Energisa.
Por Queli Cristina Santos de Souza / Assessoria