A Prefeitura de Porto Velho trabalha com uma força-tarefa para diminuir os impactos nas comunidades ribeirinhas que estão enfrentando uma estiagem histórica. Cerca de 700 famílias sofrem com a falta de água, por conta da escassez do Rio Madeira. Através do Decreto 19.458, de 18 de outubro de 2023, a Defesa Civil tem facilitado a distribuição de água potável e de hipoclorito na região.
Anderson Luiz, gerente de operações da Defesa Civil, informou que todas as comunidades de médio e baixo afetadas pela grande seca estão sendo mapeadas pelas equipes, e, de acordo com as suas necessidades e especificidades, estão sendo beneficiadas com água potável. “De 31 a 7 de novembro foram entregues mais de 42 mil litros de água para essas comunidades ribeirinhas”, explicou Anderson.
Segundo o coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil (Compdec), Elias Ribeiro de Barros, o nível do Rio Madeira chegou nesta terça-feira (7) à cota de 2,73 metros, e segue sendo monitorado diariamente pela Defesa Civil.
A Prefeitura orienta que, em casos de desastres naturais, ambientais ou emergências similares, a população acione o órgão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (69) 98473-2112.
Por Assessoria