O técnico Dorival Júnior divulgou nesta sexta-feira (23) a lista dos 23 jogadores convocados para representar o Brasil nas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. A coletiva de imprensa ocorreu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Entre os convocados, destacam-se as estreias de Estevão, atacante do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo. Estevão, de apenas 17 anos, está negociado com o Chelsea para julho de 2025. Luiz Henrique, apesar de uma recente preocupação com dores na panturrilha, foi confirmado após exames não apontarem lesão. Além desses, outros quatro jogadores que não participaram da Copa América foram chamados: o goleiro Ederson, e os meio-campistas André, Gerson e o atacante Pedro.
Por outro lado, jogadores que participaram da Copa América não foram convocados, incluindo o goleiro Rafael, o zagueiro Bremer e os meio-campistas Andreas Pereira e Douglas Luís, além dos atacantes Evanilson, Gabriel Martinelli, Raphinha e Pepê. Dorival Júnior justificou as mudanças afirmando que a seleção está sempre avaliando o rendimento dos atletas e buscando a melhor performance.
Na convocação, há seis jogadores atuando no Brasil: Estevão, Luiz Henrique, André (Fluminense), Gerson e Pedro (Flamengo), além do lateral Guilherme Arana (Atlético-MG). O treinador também comentou sobre críticas recebidas de torcedores que temem lesões de jogadores de seus clubes, ressaltando a importância da seleção sobre questões individuais.
Os próximos jogos são contra o Equador em 6 de setembro, às 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e contra o Paraguai em 10 de setembro, às 21h30, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. O Brasil, atual sexto colocado nas Eliminatórias, busca recuperação após três derrotas consecutivas no torneio. Dorival Júnior, que está invicto em sua gestão com três vitórias e cinco empates, estreia nas Eliminatórias com a missão de melhorar a posição da seleção.
Convocados:
GOLEIROS
Alisson (Liverpool-Inglaterra), Bento (Al Nassr-Arábia Saudita) e Ederson (Manchester City-Inglaterra).
LATERAIS
Danilo (Juventus-Itália), Yan Couto (Borussia Dortmund-Alemanha), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendel (Porto-Portugal).
ZAGUEIRO
Beraldo, Marquinhos (ambos Paris Saint-Germain-França), Eder Militão (Real Madrid-Espanha) e Gabriel Magalhães (Arsenal-Inglaterra).
MEIO-CAMPISTAS
André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle United-Inglaterra), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolves-Inglaterra), Lucas Paquetá (West Ham-Inglaterra) e Rodrygo (Real Madrid).
ATACANTES
Endrick, Vinícius Júnior (ambos Real Madrid), Estevão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo) e Savinho (Manchester City).
Com informações da EBC.