O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciaram que os sistemas de transmissão que atendem o Acre e Rondônia foram totalmente restabelecidos às 20h40 desta quinta-feira (22). O fornecimento de energia foi interrompido às 16h47, afetando a carga de 984 megawatts (MW) que cobre a região Norte do Brasil.
O apagão impactou diretamente os estados do Acre, que perdeu 187 MW, e Rondônia, que sofreu uma interrupção de 797 MW. Imediatamente após a identificação do problema, o ONS mobilizou uma operação conjunta com os agentes do setor para restaurar o fornecimento de energia.
O processo de recuperação foi gradual. Às 19h31, 691 MW, ou 70% do total interrompido, haviam sido restabelecidos. Pouco antes das 20h36, a energia retomada alcançou 900 MW, equivalente a 92% da carga afetada.
As causas do incidente ainda estão sendo investigadas pelo ONS junto aos agentes responsáveis. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou em nota que o Brasil possui operadores de sistemas e infraestrutura de distribuição altamente eficientes, o que permitiu uma resposta rápida ao problema.
A situação foi monitorada e comunicada ao público através do site do ONS, garantindo transparência e informações atualizadas durante o processo de restabelecimento do serviço.
Com informações da Agência Brasil.