O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou a 1ª Turma da Corte para avaliar sua decisão de suspender a rede social X (anteriormente conhecida como Twitter). O julgamento virtual ocorrerá a partir da meia-noite desta segunda-feira (2) e se estenderá por 24 horas. A 1ª Turma é composta por Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Carmen Lúcia.
A decisão de Moraes, tomada na sexta-feira (30), resultou no bloqueio imediato do X pelas operadoras de internet no Brasil. O bloqueio ocorreu após o não cumprimento, pelo bilionário Elon Musk, do prazo estabelecido pelo ministro para nomear um representante legal da plataforma no país.
Em 17 de agosto, Musk havia anunciado o fechamento da sede do X no Brasil e fez acusações de ameaça contra Moraes. O bilionário também criticou o STF por ordens anteriores, como o bloqueio de perfis de investigados, incluindo o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Musk revelou, em um post, uma decisão sigilosa de Moraes, que alegava que o X se recusou a bloquear perfis relacionados a um inquérito da Polícia Federal sobre obstrução de investigações e incitação ao crime.