O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para a baixa umidade em oito estados e no Distrito Federal, válido das 13h às 17h desta quinta-feira, 5 de setembro. A recomendação é para que a população tome precauções devido às condições extremas.
O alerta, que começou a ser divulgado no último domingo, 1º de setembro, tem abrangido uma área cada vez maior. Inicialmente restrito à região central, o fenômeno meteorológico se expandiu para o norte nas últimas horas, afetando uma área mais extensa.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode cair para 12% em várias regiões, incluindo todo o Distrito Federal, quase todo o estado de Goiás (exceto o sul), partes da Bahia (oeste), Piauí (sul), Maranhão (sul), Tocantins (metade sul, incluindo a capital), Mato Grosso (leste), São Paulo (divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste, incluindo a capital).
O instituto também alerta sobre o aumento do risco de incêndios florestais e possíveis impactos na saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. A lista detalhada dos municípios afetados está disponível no site do Inmet.
Entre as orientações recomendadas estão a ingestão abundante de líquidos, o uso de hidratantes para a pele e a umidificação do ambiente. Além disso, é aconselhável evitar atividades físicas intensas, exposição direta ao sol e consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool. A população deve seguir também as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Além do alerta de baixa umidade, o Inmet também divulgou um aviso sobre uma onda de calor que afeta desde o sul da Amazônia até a região Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, com vigência para todo o dia de hoje. Com informações da Agência Brasil.