O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 9h14 deste sábado (7). O tema do evento deste ano é “Democracia e Independência: É o Brasil no Rumo Certo”.
Lula chegou à cerimônia em um carro aberto, o tradicional Rolls-Royce presidencial, após realizar uma revista às tropas próximo ao Palácio do Planalto. O presidente foi recepcionado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.
Na tribuna de honra, ao lado de Lula, estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zannin e Edson Fachin.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e diversos ministros também estavam na tribuna, incluindo Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Cida Gonçalves (Mulheres), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Margareth Menezes (Cultura).
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, também compareceram para prestigiar a homenagem ao estado afetado pelas fortes chuvas em maio.
No entanto, foram notadas as ausências dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial), bem como da primeira-dama Janja da Silva. Janja foi convidada para participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, em Doha, a convite da xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned.
O público presente nas arquibancadas no Eixo Monumental, em frente à tribuna das autoridades, recebeu o presidente Lula com aplausos. A estimativa da organização é que cerca de 30 mil pessoas participaram da festividade da Independência.
O desfile deste ano está organizado em três eixos temáticos: a presidência rotativa do Brasil no G20 e a Cúpula de chefes de Estado que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro; os esforços de reconstrução do Rio Grande do Sul após as chuvas; e a ampliação da proteção da população, com foco em campanhas de vacinação e o retorno do programa Mais Médicos.
Participam do desfile 30 atletas olímpicos que competiram nos Jogos de Paris entre julho e agosto, além do mascote da vacinação brasileira, o Zé Gotinha. O atleta Caio Bonfim, que conquistou a prata na marcha atlética em Paris, foi o porta-bandeira do grupo. Com informações da Agência Brasil.