No início da tarde deste sábado (7), uma manifestação em São Paulo, na Avenida Paulista, reuniu políticos e manifestantes em um ato que exigiu o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a anistia dos presos pela tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. Os participantes também protestaram contra o bloqueio da rede social X no Brasil e defenderam Elon Musk, dono da plataforma.
O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve presente no evento, acompanhado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e pelo prefeito Ricardo Nunes. O ato foi organizado pelo pastor Silas Malafaia e contou com a presença dos senadores Magno Malta e Marcos Rogério, dos ex-ministros Ricardo Salles e Marcos Pontes, além dos deputados bolsonaristas Nikolas Ferreira e Bia Kicis.
Os manifestantes, em sua maioria vestidos com camisetas amarelas e portando bandeiras do Brasil, exibiram cartazes críticos a Moraes e favoráveis a Musk. A mobilização visou também a destacar a importância da liberdade de expressão e a crítica ao bloqueio da rede social.
O bloqueio do X no Brasil foi uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que ocorreu após o fim do prazo concedido para que a rede social nomeasse um representante legal no país. A decisão gerou controvérsia e foi um dos principais alvos das críticas durante o protesto. Com informações da Agência Brasil.