O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (16), no Rio de Janeiro, a realização do G20 Social nas próximas edições do bloco, como forma de ouvir as demandas dos movimentos sociais e da sociedade civil. A proposta foi discutida durante reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres. As informações foram publicadas pela Agência Brasil.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula destacou que a iniciativa, lançada pela primeira vez neste ano, deveria se tornar uma prática habitual do G20. Ele ainda afirmou que buscou convencer o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a realizar o G20 Social em seu país, que sediará o evento em 2025.
A Presidência da República informou que Lula e Guterres também abordaram temas como o andamento da COP29 e as negociações sobre clima e meio ambiente, que acontecem em paralelo às atividades do G20 em Baku, no Azerbaijão.
O G20 Social, lançado neste ano, permite que representantes da sociedade civil participem das discussões do bloco, que reúne as maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. A África do Sul já confirmou a continuidade do evento em 2025.
Ainda neste sábado, foi aprovado o documento final do G20 Social de 2024, que será entregue aos presidentes do Brasil e da África do Sul como parte dos resultados das discussões.