Com o objetivo de fortalecer a prevenção ao suicídio e promover a valorização da vida, a Prefeitura de Porto Velho vai intensificar as ações da campanha Setembro Amarelo ao longo deste mês. A mobilização, que ocorre em todo o país, terá na capital rondoniense uma programação especial coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A campanha, idealizada no Brasil em 2014 e realizada desde 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como Dia “D” o 10 de setembro, data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Durante todo o mês, a Prefeitura promoverá atividades como palestras, rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de materiais informativos e escutas especializadas em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também serão reforçados, atendendo tanto a população quanto os servidores públicos.
“Por determinação do prefeito Léo Moraes, vamos ampliar o atendimento nas unidades de saúde e no Caps. Ações de sensibilização e acolhimento são fundamentais”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola.
Gazola destacou ainda a importância de pedir ajuda diante de sinais de sofrimento emocional. “Pessoas com depressão, pensamentos suicidas ou comportamentos autolesivos devem procurar atendimento imediatamente. É essencial que a sociedade esteja atenta aos sinais e acolha quem está em sofrimento”, alertou.
Em casos de comportamentos como lesões nos braços ou pernas, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens, a recomendação é oferecer apoio, escuta e orientação para buscar ajuda profissional.
“A tentativa de suicídio é um pedido de socorro quando a dor de viver se torna insuportável. Precisamos estar preparados para ouvir, acolher e encaminhar essas pessoas ao cuidado necessário”, concluiu o secretário.




