A Prefeitura de Porto Velho intensifica nesta semana as obras de drenagem em diversos pontos da cidade, como parte do planejamento para reduzir os impactos das chuvas durante o próximo inverno amazônico. A ação integra o cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) voltado à prevenção de alagamentos e acúmulo de água em áreas críticas da capital.
As frentes de serviço estão concentradas em locais como as avenidas Raimundo Cantuária e Rio de Janeiro, ruas das Mangueiras, Michele, Torres, Nova Iorque, Sucupira, Ana Oliveira (próxima à torre de transmissão), Nova Esperança, Beco da Campo Sales e na ponte do bairro Costa e Silva. Além da drenagem, as equipes também realizam a limpeza de bocas de lobo.
Segundo a Seinfra, as intervenções incluem a instalação de grandes tubos de concreto, manilhas e bueiros, visando melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar transtornos recorrentes à população.
De acordo com a Prefeitura, os investimentos não apenas fortalecem a infraestrutura urbana, mas também contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, ao reduzir riscos de doenças, prejuízos materiais e problemas de mobilidade. As obras também fazem parte da Operação Cidade Limpa, que vem sendo intensificada desde o início da atual gestão com foco na manutenção e urbanização dos bairros.
O planejamento da Seinfra inclui ainda o asfaltamento de várias vias e a preparação de outras para receber novas intervenções nas próximas semanas.
“O objetivo é resolver de forma definitiva os antigos problemas de drenagem em Porto Velho. Por determinação do prefeito Léo Moraes, estamos atuando em várias frentes, ouvindo a população e priorizando ações que melhorem, de fato, a infraestrutura da capital”, afirmou o secretário da Seinfra, Thiago Cantanhede.




