O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 80 anos nesta segunda-feira (27), tornando-se o primeiro presidente octogenário em exercício na história do Brasil. Nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), Lula cumpre seu terceiro mandato à frente do Executivo — após governar o país entre 2003 e 2010 — e supera o recorde anterior do ex-presidente Michel Temer, que deixou o cargo aos 78 anos. As informações são da Agência Brasil.
A marca histórica ocorre durante uma viagem oficial à Ásia, onde o presidente participa da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, na Malásia. Durante jantar de gala oferecido pelo primeiro-ministro Anwar Ibrahim, Lula recebeu homenagens e um bolo de aniversário.
“Estou completando 80 anos no melhor momento da minha vida. Nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Espero chegar aos 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40”, brincou o presidente durante coletiva de imprensa.
Em publicação nas redes sociais, Lula agradeceu as homenagens de líderes asiáticos. “Finalizo o dia entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Recebi uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão”, escreveu.
Dias antes, o presidente também havia sido homenageado na Indonésia, a convite do mandatário Prabowo Subianto. Durante os encontros, Lula reforçou o papel do Brasil nas relações internacionais e mencionou a expectativa para receber chefes de Estado na COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.
Felicitações internacionais e nacionais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou cumprimentos públicos a Lula durante viagem oficial ao Japão. “Quero desejar feliz aniversário ao presidente Lula. É um cara muito vigoroso, fiquei muito impressionado. Tivemos uma boa reunião”, afirmou a bordo do avião presidencial Air Force One.
Em tom descontraído, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, brincou ao encontrá-lo na 20ª Cúpula da Ásia no Leste, dizendo que o brasileiro “está fazendo apenas 25 anos”.
No Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a data como um marco de resiliência e democracia. “Comemoro os 80 anos de Lula junto com todos os brasileiros que acreditam na democracia como forma de realizar suas esperanças”, escreveu.
Ministros e lideranças políticas também se manifestaram, entre eles Guilherme Boulos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Camilo Santana (Educação) e Carlos Fávaro (Agricultura). O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que “hoje é dia de celebrar um dos maiores líderes mundiais, de história incrível e luta incansável pelo povo brasileiro”.
Lula e a comitiva brasileira seguem na Malásia até esta terça-feira (28), em agenda voltada ao fortalecimento das relações bilaterais, especialmente nas áreas de energia, ciência, tecnologia e inovação. Aos 80 anos, o presidente reafirma seu compromisso com a integração global e com o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo.




