Em discurso na Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta terça-feira (28), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) defendeu a ampliação da visibilidade institucional da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e propôs que seu vídeo institucional seja exibido em todos os eventos oficiais da Casa.
Ieda, que também é Procuradora Especial da Mulher, ressaltou que a PEM atua na defesa dos direitos femininos e na promoção de políticas de empoderamento, acolhimento e prevenção à violência de gênero.
Para a parlamentar, a exibição do vídeo é uma ação simples, mas de grande impacto simbólico e educativo. “Cada cerimônia é uma oportunidade de reafirmar que esta Casa Legislativa não tolera discriminação ou violência de gênero”, afirmou.
A deputada defendeu que dar visibilidade à Procuradoria é também reconhecer o papel das mulheres na construção de uma Rondônia mais igualitária e incentivar sua presença nos espaços de decisão política.
Histórico
Criada pela Resolução nº 424/2019, a PEM atua em campanhas educativas, recebimento de denúncias e promoção de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
A Procuradoria funciona na Escola do Legislativo, em Porto Velho, e atende o público das 8h às 14h. A proposta de Ieda Chaves busca consolidar a presença da pauta feminina na agenda institucional da Alero e fortalecer políticas de igualdade e representatividade no Estado.




