A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última terça-feira (2), um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar de R$ 10 milhões para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Os recursos, provenientes do superávit financeiro da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), serão destinados à manutenção dos serviços hemoterápicos e hematológicos em todo o estado.
De acordo com o governo, a suplementação é essencial para garantir a continuidade do atendimento transfusional, do acompanhamento ambulatorial de pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias, além de sustentar as atividades administrativas da fundação.
Entre as ações previstas com o reforço orçamentário estão:
- Coletas itinerantes de sangue nos municípios;
- Exames sorológicos e imuno-hematológicos para todas as bolsas coletadas;
- Controle de qualidade na produção de hemocomponentes;
- Cadastro de Antígeno Leucocitário Humano (HLA), importante para transplantes.
A medida reforça o compromisso do governo e da Assembleia com a saúde pública e a preservação da vida, ao garantir o pleno funcionamento da rede estadual de hemoterapia e hematologia.
Campanha de doação de sangue
Ainda na terça-feira, a Alero sediou uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, promovida em parceria com a Fhemeron. A ação teve como principal objetivo ajudar pacientes em tratamento, como Davi Lucas, menino de 9 anos de Porto Velho que luta contra a leucemia.
A iniciativa foi proposta pela deputada Ieda Chaves (União Brasil) e contou com o apoio de parlamentares e servidores da Casa. Ao todo, cerca de 100 voluntários participaram da campanha, que resultou em quase 60 coletas de sangue.




