O prazo para licenciamento anual de veículos com placa final 9 em Rondônia termina na próxima terça-feira (30). A regularização é obrigatória e pode ser feita sem sair de casa, graças à plataforma digital do Detran-RO, que permite emissão da guia online com pagamento via Pix ou boleto bancário.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a meta é garantir que todos os cidadãos, mesmo em regiões mais distantes ou com menos recursos, tenham acesso facilitado ao serviço. “Com a Central de Serviços, o usuário pode fazer tudo online, sem enfrentar filas e com várias opções de pagamento”, afirmou.
Após a quitação dos débitos, o CRLV digital pode ser gerado no próprio site do Detran ou no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, promovendo economia de tempo e recursos para a população.
O governador Marcos Rocha destaca que a modernização do sistema visa reduzir barreiras no acesso a direitos básicos e tornar o Detran mais próximo da população, especialmente dos que vivem no interior ou em situação de vulnerabilidade.
Benefício mantido para motocicletas populares
Um dos destaques da política de justiça fiscal do estado é a isenção do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas, estabelecida pela Lei nº 5.706/2023. O benefício alivia o orçamento de famílias de baixa renda, trabalhadores informais e pequenos produtores.
Apesar da isenção, o licenciamento continua obrigatório para todos os veículos, e a falta de regularização pode gerar multas e penalidades.




