O governo de Rondônia abriu inscrições, até esta quinta-feira (13), para novos cursos profissionalizantes presenciais em Porto Velho. As capacitações serão realizadas nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros, com o objetivo de qualificar mão de obra em diversas áreas.
Os cursos são oferecidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) e abrangem áreas como turismo, hospitalidade, lazer, segurança, comunicação, gestão, negócios, produção cultural e design. As inscrições podem ser feitas no site do Idep.
De acordo com o governador Marcos Rocha, a oferta contínua de cursos de qualificação fortalece a empregabilidade e impulsiona o desenvolvimento econômico no estado. “A gestão estadual investe em políticas públicas que visam o desenvolvimento socioeconômico, e a educação profissional está contemplada nesse contexto”, afirmou.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou que a expansão do ensino profissionalizante nos 52 municípios tem garantido acesso gratuito à qualificação para jovens e trabalhadores. “Tanto quem está iniciando a carreira quanto quem já atua no mercado está atualizando o currículo conforme as novas exigências das empresas”, ressaltou.
A estudante Isabella Ortiz, de 17 anos, cursa o ensino médio e aproveita o programa para fazer o curso técnico em Edificações. Moradora do bairro Agenor de Carvalho, ela planeja seguir os passos do pai, engenheiro. “Quero atuar na construção civil porque acho uma área muito interessante”, contou.
No polo Orlando Freire, serão ofertados os cursos de Oratória; Espanhol e Inglês Aplicados ao Turismo; Introdução à Segurança do Trabalho; Português Aplicado ao Turismo; Introdução à Inteligência Artificial; e Auxiliar Administrativo.
Já no polo Flora Calheiros, as opções incluem Flores Gigantes; Artesanato em Papel – Origami; Introdução à Inteligência Artificial e Relações Interpessoais; Norma Regulamentadora NR-38 (Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos); Ética e Cidadania Organizacional; Estatística; Matemática Aplicada; e Contabilidade Básica.
As aulas serão presenciais e têm início previsto após o encerramento das inscrições. O Idep informa que novas turmas devem ser abertas ao longo do ano, com o objetivo de ampliar o acesso à formação profissional gratuita em todo o estado.




