O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) abriu inscrições até 9 de novembro para cursos online e gratuitos, ofertados a moradores de todos os municípios de Rondônia. As formações integram o projeto de interiorização da educação profissional promovido pelo governo estadual.
Com foco na ampliação do acesso à qualificação e no incentivo ao aprendizado digital, o Idep disponibiliza cursos remotos com escolaridade mínima exigida de ensino fundamental incompleto. As aulas serão ministradas em formato híbrido, com duas horas de conteúdo ao vivo e duas horas de atividades na plataforma virtual gratuita.
De acordo com o regulamento, os participantes receberão certificado mediante conclusão das atividades e avaliações. As inscrições devem ser feitas pelo link disponível no site do governo de Rondônia.
O governador Marcos Rocha destacou que a expansão do ensino profissional remoto é parte da estratégia estadual para fortalecer a economia por meio da capacitação da população. “O governo trabalha e investe no desenvolvimento socioeconômico do estado para garantir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios”, afirmou.
A estudante Ângely Cristine Coelho, de 16 anos, moradora do bairro Ulisses Guimarães, em Porto Velho, é um exemplo de como os cursos têm estimulado jovens a investir no futuro. Ela concluiu o curso de Psicologia e Comportamento Organizacional e sonha em seguir carreira na área. “Quero essa profissão porque gosto de conversar para poder ajudar as pessoas”, contou.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a oferta dos cursos remotos faz parte da proposta pedagógica de interiorização e democratização do ensino profissional. “Estamos levando a formação até o estudante porque trabalhamos com inovação e equidade, sempre visando o ensino de qualidade para a população rondoniense”, destacou.
Entre as opções ofertadas estão: Relações Interpessoais, E-commerce, Automaquiagem, Ética e Cidadania Organizacional, Gestão da Qualidade II, Logística Reversa e Impacto Ambiental, Prática de Departamento Pessoal, Auxiliar Administrativo, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Técnica de Redação e Arquivo, Sistemas Operacionais, Planejamento e Orçamento de Obras, e Recepção e Atendimento ao Turista.
Fechamento:
Os cursos fazem parte da política pública estadual de qualificação profissional e inclusão digital. A expectativa do Idep é alcançar estudantes e trabalhadores de todas as regiões de Rondônia, fortalecendo a empregabilidade e o desenvolvimento regional por meio da educação técnica e continuada.




