Em 2025, mais de 16 mil rondonienses foram contemplados com a carteira do Passe Livre Intermunicipal, benefício que assegura gratuidade no transporte entre municípios do estado. O serviço é destinado a pessoas idosas, com deficiência ou em tratamento médico e é oferecido pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).
Desde 2019, o programa já atendeu mais de 92 mil pessoas em Rondônia, sendo 71 mil idosos e cerca de 21 mil pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde. A iniciativa está disponível em 55 pontos de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas unidades do Tudo Aqui e também durante as ações do programa Rondônia Cidadã, como a edição realizada em Jaru, nos dias 20 e 21 de setembro, que resultou na emissão de mais de 60 carteiras.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a medida reforça as políticas de cidadania e inclusão social, ao garantir o direito de ir e vir. “Esse resultado fortalece a garantia dos serviços prestados ao cidadão, assegurando dignidade, oportunidades e o direito de ir e vir de forma justa e inclusiva para todos”, destacou.
A diretoria do DER informa que a carteira possui um sistema de validação digital, disponível no Portal da Transparência, o que permite ao usuário verificar a autenticidade dos dados. Segundo o diretor-geral adjunto do órgão, Anderson Dias, o processo vem sendo aprimorado para oferecer mais segurança e eficiência. “As carteirinhas emitidas contam com sistema de autenticidade e validação online, que permite ao cidadão conferir suas informações de forma simples e rápida”, explicou.
A gerente do programa Passe Livre, Dilma Fernandes, afirmou que o impacto social da ação é visível no dia a dia dos beneficiários. “Nosso compromisso é facilitar o acesso ao benefício e assegurar que ele continue transformando realidades em todo o estado”, disse.
A solicitação pode ser feita presencialmente ou pela internet. Para pessoas idosas, são exigidos documento de identidade (ou carteira de trabalho), CPF, comprovante de renda de até dois salários mínimos, comprovante de residência e foto 3×4. Já pessoas com deficiência ou em tratamento devem apresentar, além desses documentos, atestado médico e exames complementares.
As instruções e formulários para solicitação online estão disponíveis nos canais oficiais do DER, segmentados por categoria e região de atendimento, incluindo interior e capital.




