Nos dias 27 e 28 de setembro, a Vila Nova de Teotônio será o centro das atenções em Porto Velho com a realização do PVH Pesca Show 2025. O festival é promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel, com apoio da Sopescar, e simboliza a retomada do turismo sustentável na região, unindo práticas de lazer, conservação ambiental e fortalecimento econômico da comunidade local.
A proposta é resgatar o papel histórico de Teotônio como destino de pesca e turismo ribeirinho, interrompido com a construção da usina hidrelétrica. Com o evento, o governo municipal aposta na pesca esportiva de baixo impacto ambiental como motor de geração de emprego, renda e visibilidade para empreendedores da região.
O festival terá competições de pesca na modalidade “pesque e solte”, shows culturais, culinária amazônica e espaço para que guias, pescadores e comerciantes locais ampliem sua presença no setor turístico. “É um evento que conecta tradição e futuro. A preservação ambiental anda lado a lado com o desenvolvimento sustentável”, declarou Paulo Moraes Júnior, secretário da Semtel.
Teotônio, marcada por suas belezas naturais e identidade beradeira, terá a chance de reconquistar o fluxo turístico perdido nos últimos anos. O retorno da pesca esportiva em grande escala é parte de um plano estratégico da Prefeitura para consolidar Porto Velho como destino de turismo ecológico e cultural da Amazônia.
Além da biodiversidade de espécies como pirarucu, jaú e surubim, a cidade se destaca por seu potencial gastronômico. Durante o festival, os sabores tradicionais da beira do rio estarão em destaque nos quiosques e restaurantes da comunidade, valorizando a culinária como patrimônio imaterial.
Aberto ao público e com entrada gratuita, o PVH Pesca Show 2025 será mais que uma atração turística: será um marco da política pública voltada à inclusão produtiva e à valorização das identidades amazônicas.




