O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (22) o início dos atendimentos do projeto “Levando Saúde”, uma ação em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia. A iniciativa oferece consultas oftalmológicas com entrega imediata de óculos de grau, implantação gratuita do contraceptivo Implanon e outros serviços médicos, como atendimentos clínicos, ultrassonografias e exames preventivos, priorizando pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto é financiado com R$ 5,7 milhões provenientes de emenda individual do deputado Alex Redano, destinados à compra de materiais e insumos médicos. Já o Instituto Asas Pela Amazônia, organização sem fins lucrativos, é responsável pela mobilização dos médicos voluntários que realizam os atendimentos.
Durante coletiva de imprensa, Redano destacou o alcance social da iniciativa. “Serão atendidas 8 mil pessoas previamente agendadas. O paciente realiza o exame de vista e já recebe o óculos na hora. Também há grande procura pela colocação do Implanon e por diversas consultas médicas”, explicou. Segundo o parlamentar, o objetivo é reduzir a fila de espera do SUS e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Moradores de Porto Velho e região já estão sendo atendidos na sede recém-inaugurada do Instituto Asas Pela Amazônia, localizada na Rua Quintino Bocaiuva, bairro São Cristóvão. Pessoas em situação de vulnerabilidade que não constam na lista de espera também podem se cadastrar pelo WhatsApp do instituto ou presencialmente no local.
Para o morador Silvio Tarcisio Costa Nunes, um dos primeiros atendidos, o projeto é uma oportunidade de acesso à saúde pública. “Essa iniciativa é muito boa, principalmente para quem tem dificuldade de conseguir atendimento. Fui atendido por oftalmologista e clínico geral, e o serviço foi excelente”, comentou.
De acordo com a coordenadora do projeto, Lane Lima, a meta é realizar até dezembro 3.700 consultas oftalmológicas e 3.200 aplicações de Implanon. “O Instituto trabalha em parceria com a Secretaria de Saúde, que encaminha os pacientes da lista de espera. Fazemos uma busca ativa para garantir que todos sejam atendidos”, explicou.
A primeira etapa do “Levando Saúde” segue até 31 de outubro, em Porto Velho. Nos fins de semana, os atendimentos serão realizados na entidade Santiago Maior, na Zona Leste da capital, com o objetivo de facilitar o acesso da população.
Com caráter itinerante, o projeto também percorrerá municípios do interior, incluindo Cacaulândia, Buritis, Machadinho d’Oeste, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim e Ariquemes, onde os atendimentos ocorrerão nos dias 27 e 28 de outubro. A expectativa é de que o “Levando Saúde” contribua para ampliar o acesso à atenção básica, reduzir as filas do SUS e promover o direito à saúde em todo o estado.




