O projeto “Levando Saúde – Saúde Integral e Itinerante”, anunciado pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), será lançado nesta quinta-feira (16) e oferecerá atendimentos médicos especializados gratuitos à população do estado. A ação inclui consultas oftalmológicas, exames de ultrassonografia, papanicolau, além da aplicação do método contraceptivo Implanon.
De acordo com Redano, o programa será desenvolvido em parceria com o Instituto Asas pela Amazônia e tem como meta realizar 3.700 consultas oftalmológicas com entrega de óculos de grau e beneficiar 3.200 mulheres com a aplicação do Implanon até dezembro de 2025.
O deputado destinou R$ 5,7 milhões em emenda parlamentar para execução da iniciativa, que também conta com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A representante do Instituto Asas pela Amazônia, Lane Lima, informou que os atendimentos terão início em 22 de outubro, na sede do Instituto, em Porto Velho, e seguirão até o dia 31 de outubro. A primeira ação itinerante está programada para 25 de outubro, na Associação São Thiago Maior, localizada na Zona Leste da capital.
Durante o período, serão realizadas, por dia, cerca de 100 consultas oftalmológicas com entrega de óculos, 200 exames de ultrassonografia e 80 aplicações de Implanon. Os atendimentos serão 100% gratuitos e exigem pré-agendamento por meio de WhatsApp (69 99358-1685) ou link a ser divulgado pelo Instituto.
Além de Porto Velho, o projeto também atenderá municípios do Vale do Jamari, de forma itinerante, com um ônibus adaptado para os serviços de saúde. A programação nos municípios será definida em conjunto com as prefeituras locais.
Segundo Redano, o objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, com foco em crianças, jovens e mulheres. “Nosso mandato tem se dedicado a fortalecer a saúde pública. Este projeto busca agilizar o atendimento e levar serviços essenciais a quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.
O “Levando Saúde – Saúde Integral e Itinerante” seguirá ativo até o fim de 2025, com previsão de atendimento contínuo em Porto Velho e ações itinerantes em outras regiões do estado. O Instituto Asas pela Amazônia informou que, após o encerramento da primeira etapa, novas datas e locais serão anunciados conforme a demanda e a disponibilidade de recursos.




