Entre janeiro e agosto de 2025, Rondônia registrou 22.006 novas empresas por meio do sistema digital Empresa Fácil RO, o que representa crescimento de 20,3% em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial de Rondônia (Jucer).
De 2019 até agosto deste ano, o estado já contabiliza 167.066 novos negócios formalizados. Somente em 2024, foram abertas 26.434 empresas. Nos oito primeiros meses de 2025, o volume de registros superou em 3.765 o resultado do ano anterior, com maior participação de Microempreendedores Individuais (MEIs), firmas individuais e sociedades limitadas.
O governador Marcos Rocha destacou que os avanços obtidos reforçam o ambiente favorável ao empreendedorismo. “Estamos reduzindo tempo e custos para empreender. Com o Empresa Fácil, já atraímos milhares de novos negócios, fortalecemos nossa economia e estimulamos a geração de empregos e renda para os rondonienses”, afirmou.
De acordo com o presidente da Jucer, Clébio Billiany de Mattos, os resultados refletem a modernização dos serviços e a confiança dos empresários. Ele explicou que os registros podem ser feitos de forma automática, com emissão instantânea, ou por análise em até 18 horas. “Hoje, o tempo médio de viabilidade é de 13 horas e o de registro é de apenas 5 horas. Além disso, a dispensa temporária de taxas para microempresas e empresas de pequeno porte incentivou a formalização”, disse.
O sistema Empresa Fácil RO, gerido pela Jucer, permite abertura, alteração e baixa de empresas de forma totalmente digital. Entre as melhorias estão o certificado automático de dispensa de licenciamento para atividades de baixo risco, redução de custos de até 93% em relação aos modelos tradicionais e integração com órgãos parceiros. O atendimento é híbrido, disponível tanto online quanto presencialmente em Porto Velho e em oito escritórios regionais.
Com os avanços implantados e a aplicação da Lei da Liberdade Econômica do Estado, Rondônia ampliou a competitividade do setor empresarial e consolidou um ambiente de negócios mais ágil, seguro e acessível. A expectativa é que o número de empresas formalizadas em 2025 supere os resultados de anos anteriores.




