A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, nesta quinta-feira (25), a Operação Iracema para combater o garimpo ilegal no Rio Madeira. Durante a ação, foram inutilizadas 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério, enquanto um inquérito policial foi instaurado para identificar e responsabilizar os envolvidos.
A operação teve como objetivo reprimir a exploração mineral realizada sem autorização e combater crimes ambientais relacionados à atividade garimpeira na região do Rio Madeira.
Segundo a Polícia Federal, os equipamentos empregados na extração ilegal foram inutilizados durante a fiscalização para impedir a continuidade das atividades irregulares e reduzir os impactos provocados pela exploração clandestina.
Além das ações em campo, foi aberto um inquérito policial para apurar as circunstâncias do caso. As investigações buscam identificar tanto os executores das atividades ilícitas quanto os possíveis financiadores das operações de garimpo ilegal.
De acordo com a PF, os responsáveis poderão responder conforme a legislação penal e ambiental vigente, caso sejam confirmadas irregularidades durante a apuração.
Os órgãos envolvidos informaram que as investigações continuam e que novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço dos trabalhos.
A Operação Iracema integra as ações de fiscalização desenvolvidas pela Polícia Federal e pelo Ibama para combater a exploração ilegal de recursos minerais e proteger áreas ambientalmente sensíveis da região amazônica, incluindo o Rio Madeira, um dos principais cursos d’água da Região Norte.






